Russo usa muito bem as derrubadas e impõe a derrota ao brasileiro, comemorando no fim, enquanto ainda sofria uma tentativa de finalização
Em um duelo de top 10 do peso-mosca do UFC 169, disputado em Newark, nos EUA, o russo Ali Bagautinov, sétimo colocado no ranking do UFC, venceu o brasileiro John Lineker, quinto colocado no ranking, por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28). Melhor na luta de chão, e usando as quedas para se impor no combate, Bagautinov deu mais um passo rumo à disputa do cinturão da categoria, em poder do americano Demetrious Johnson. Já Lineker, que não bateu o peso na primeira tentativa na véspera, está sob ameaça de demissão por não conseguir atingir o limite de peso da categoria - foi a sexta vez que Lineker não conseguiu bater o peso na balança durante a pesagem oficial.A luta começou com Lineker encurralando Bagautinov na grade, e o russo aproveitando a curta distância para derrubar o brasileiro, ficando em sua guarda. Com as costas no chão, Lineker aplicava cotoveladas e socos, mas o russo não dava espaço para o brasileiro trabalhar e também golpeava com força, de cima para baixo. Em um descuido de Bagautinov, Lineker tentou a chave de calcanhar, mas Bagautinov defendeu e tentou a chave de tornozelo. O brasileiro executou a defesa e a luta voltou a ser disputada em pé. Ao tentar um chute alto, Lineker foi novamente derrubado pelo russo, que marcou o tempo do ataque e ficou por cima no solo, aproveitando para golpear as costelas de Lineker . O brasileiro, por sua vez, tentava a kimura. Bagautinov livrou o braço direito e aplicou um golpe em Lineker antes do fim do round.
No segundo round, orientado pelo córner, John Lineker evitou encurtar a distância, mas o russo buscou a perna do brasileiro e tentou aplicar uma sequência de golpes, defendidos na grade. De volta à distância e encurralando o russo, o brasileiro buscava os golpes na linha de cintura, fazendo Bagautinov sentir após três em sequência. em um movimento muito rápido, o russo jogou-se aos pés de Lineker buscando os pés, sem sucesso. Voltando a lutar em pé, o brasileiro sofreu alguns golpes, principalmente chutes altos sem muita força, mas conseguiu novamente se defender e aplicar mais alguns socos na cabeça e na linha de cintura. No fim do round, os dois buscaram a trocação franca.
No terceiro e último round, após cercar Bagautinov pelo octógono, Lineker tentou aplicar alguns socos, mas foi derrubado duas vezes, sentindo a queda na segunda, ficando por baixo do russo, que aplicava cotoveladas nas costelas do brasileiro. No solo, Bagautinov acertou um cruzado de esquerda forte no rosto de Lineker, que parecia mais cansado. Por cima de Lineker, o russo pressionava, e mesmo quando se levantaram, não dava espaço para o brasileiro trabalhar. Buscando o nocaute no fim do round, John Lineker abria espaços, e Bagautinov aproveitou para levar o brasileiro para o chão e, mesmo vendo Lineker tentar aplicar uma chave de calcanhar, o russo, de pé, já comemorava e perguntava ao público se deveria finalizar o combate, com o polegar para baixo. A provocação se manteve até o fim da luta, quando o russo comemorou mesmo antes do anúncio oficial do resultado, certo da vitória.
0 comentários: