Campeão do TUF nos EUA, peso-leve americano é eficiente no ground and pound e impede que brasileiro se solte na trocação, que era o plano de jogo
Francisco Massaranduba teve a oportunidade de ganhar notoriedade nos EUA ao estrear fora do Brasil diante de um campeão do The Ultimate Fighter. Mas Michael Chiesa, antes subestimado por muitos, usou o mesmo eficiente jogo de chão que o fez conquistar o reality show e, com muito ground and pound, derrotou o brasileiro de forma dominante por decisão unânime dos jurados (30 a 26, 30 a 26 e 30 a 27). O duelo pela categoria dos leves (até 70kg) encerrou o card preliminar do UFC 173, na noite deste sábado, em Las Vegas (EUA).Aos 35 anos, Massaranduba sofreu a quarta derrota do cartel de 18 lutas. Já Michael Chiesa, que tem 26 anos, chegou à vitória de número 11 em 12 combates na carreira.
O primeiro minuto da luta foi de muito estudo. Chiesa foi o primeiro a tentar algo, mas Massaranduba defendeu a queda. Na segunda tentativa, o brasileiro acertou uma joelhada na linha de cintura, e o rival sentiu. Chiesa seguiu tentando botar para baixo e conseguiu. Ele caiu numa posição em que travou Massaranduba e emendou uma sequênca de socos no rosto do rival. Massaranduba se mexeu, mas Chiesa foi para a montada e disparou cotoveladas e mais socos. O brasileiro se defendeu como pôde e resistiu até o fim do round.
Massaranduba se recuperou bem e voltou para o segundo assalto partindo para cima na luta em pé, estratégia que havia sido traçadapara o combate. Num descuido de Chiesa, ele buscou a guilhotina e puxou para a guarda, fazendo força para finalizar. Mas Chiesa se defendeu bem. Os dois se enroscaram no chão, e o brasileiro tentou uma chave de calcanhar, mas novamente não teve sucesso. O campeão do TUF 15 travou o brasileiro, mas também ficou numa posição ruim para bater. O americano ficou por cima soltando cotoveladas sem muita potência na parte final.
No último round, Massaranduba acertou de raspão um overhand no começo. Depois, acertou mais um e, quando defendia uma queda, jogou uma joelhada nas partes íntimas do rival. O americano se recuperou rapidamente. De volta à ação, Massaranduba caçou Chiesa, mas foi quedado de novo. Por cima, o americano jogou cotoveladas. O brasileiro encontrou uma brecha e pegou o braço dele, tentando uma chave, porém Chiesa saiu outra vez e bateu no ground and pound até o fim.
0 comentários: