Presidente reafirma que lutador precisa se acertar com Comissão Atlética de Nevada, mas comete gafe: "Você pode fazer o que quiser com TRT"
Dan Henderson vai lutar em Las Vegas no próximo sábado. Chael Sonnen vai lutar no próximo dia 5 de julho. Ambos fizeram uso da polêmica terapia de reposição de testosterona (TRT), mas conseguiram licenças para lutar na cidade mesmo após o banimento da prática pela Comissão Atlética de Nevada, em fevereiro. Todavia, o brasileiro Vitor Belfort, talvez o usuário mais famoso e criticado do TRT no MMA, continua sem data para voltar a lutar, após ser retirado do card deste fim de semana no dia seguinte ao anúncio da proibição do tratamento (Belfort desafiaria Chris Weidman pelo cinturão dos pesos-médios no evento principal, e foi substituído por Lyoto Machida; a luta foi posteriormente adiada para o UFC 175, em julho).Indagado sobre por que o lutador carioca continua afastado do octógono enquanto outros ex-usuários de testosterona já estão de volta, o presidente do UFC, Dana White, deu de ombros.
- Eu não sei. Eu não sei o que ele está fazendo… Essa negociação com a Comissão Atlética de Nevada é um problema do Vitor Belfort. Não é problema meu. Eu não estou mexendo com isso e vou ouvir do Vitor quando ele tiver resolvido - afirmou o dirigente durante coletiva de imprensa para promover o UFC 173, que acontece neste sábado.
A especulação na comunidade do MMA passa pelo exame antidoping surpresa feito por Belfort e pedido pela comissão de Nevada no início do ano, na época do "World MMA Awards". Como o brasileiro ainda não havia solicitado sua licença de lutador no estado, o resultado do teste não pode ser divulgado pela entidade, e Belfort optou por mantê-lo em sigilo. Especula-se que os resultados indicaram que o brasileiro estava com níveis de testosterona acima do limite permitido, algo que White rechaçou.
- Os resultados daquele exame são absolutamente irrelevantes, porque nós o testamos em tudo antes de cada uma das lutas que ele fez. Eu falei para vocês, acreditem em mim, ele colaborou com cada coisa que foi solicitado, ele foi testado, estava sempre dentro dos limites. Vitor Belfort nunca trapaceou. Mas aí isso virou uma coisa tão grande por causa da forma com que passaram a olhar para o TRT. Quando você olha para a forma como o Vitor luta, o quão bom ele é, enfim…Não há dúvida de que TRT ajuda. Essa coisa é projetada para fazer um cara da minha idade trabalhar como um cara da idade de Jon Jones. E isso funcionou para o Vitor.
White, porém, cometeu uma gafe ao defender Belfort. Ele disse que o lutador poderia fazer "o que quiser" com o TRT quando não tivesse luta marcada; o argumento dos críticos da isenção para uso de testosterona no MMA era justamente que os lutadores estariam abusando da substância durante os treinos e diminuindo sua dosagem quando tivessem de ser testados.
- Vamos dizer que ele veio para Nevada e os níveis estavam altos. Se fosse isso, ele não estava nem lutando. Ele veio para Vegas para falar sobre a licença para lutar e a resposta foi: "Seja bem-vindo a Nevada, mas, se você quiser obter a licença para lutar aqui, você tem que parar de usar TRT". Como um cara que não está lutando, você pode fazer o que você quiser com TRT. Vocês sabem o que acontece quando você ultrapassa muito os limites dessa terapia e aí você para de fazer uso de TRT de uma vez? Você pode perguntar para qualquer médico: você está acabado fisicamente, emocionalmente, sexualmente, em todos os quesitos - disse o presidente.
Dana White concluiu "lavando as mãos" da confusão. Ele reafirmou que Vitor Belfort terá de obter a licença de lutador junto à Comissão Atlética de Nevada para voltar a lutar no UFC.
- Quando ele estiver pronto, ele vai voltar. Eu não sei e não ligo para como eu vou ficar sabendo se ele está pronto. Isso é o Vitor quem decide. Quando ele estiver pronto para lutar, a Comissão de Nevada vai saber e enfim…Quando o Vitor resolver, ele vai voltar.
0 comentários: