O Premiere Combate elege as maiores revelações do evento. Cezar Mutante, Rony Jason, Antônio Braga Neto, Lucas Mineiro e Kevin Souza estão na lista
As promessas de hoje são os astros de amanhã no UFC, e talento é uma coisa que tem de sobra na maior organização de MMA do mundo. Das revelações mais recentes que estão aparecendo para o mundo, o maior destaque vai para Khabib Nurmagomedov. Assim como aconteceu com Anderson Silva no ranking peso por peso de todos os tempos, o russo foi o único a ser colocado na mesma posição por todos os quatro jornalistas do Combate na lista das 20 maiores promessas: a primeira. Logo abaixo estão Kelvin Gastelum, Conor McGregor e alguns brasileiros, como John Lineker, Cezar Mutante e Antônio Braga Neto.Nesta matéria que é parte do especial de 20 anos do UFC, a reportagem levou em conta alguns fatores para que o lutador pudesse ser considerado uma promessa. Primeiro, não pode ter muita experiência em eventos de MMA de grande porte, o que elimina o ainda jovem Rory MacDonald, por exemplo. Segundo, não pode ter disputado cinturão no UFC, o que elimina John Dodson e Michael McDonald. Terceiro, não pode ser muito conhecido do grande público. Quarto, precisa ter feito pelo menos uma luta na organização, o que elimina Sergio Pettis, por exemplo. E, por último, o atleta precisa ter menos de 30 anos, o que elimina Jimi Manuwa e alguns destaques do TUF Brasil 2, como Léo Santos e Yan Cabral.
Khabib Nurmagomedov
Líder do top 20, Nurmagomedov vem impressionando desde que chegou ao UFC. Com 25 anos e um estilo de luta bom tanto em pé quanto no chão, ele venceu em todas as cinco vezes em que esteve no octógono e é visto como forte candidato a conquistar o cinturão peso-leve (até 70kg). O cartel dele atualmente é de incríveis 21 vitórias em 21 combates disputados. Formado no sambô, o russo já até bateu o recorde de quedas aplicadas em uma única luta (21), quando dominou Abel Trujillo. Depois, passou também muito bem por um adversário de mais nome, Pat Healy. O próximo passo é enfrentar um top 5 da divisão.
Na segunda posição, vem o campeão do The Ultimate Fighter 17, o americano Kelvin Gastelum. O garoto de apenas 22 anos, mais jovem lutador a conquistar o reality show, foi o penúltimo a ser escolhido na casa pelos treinadores Jon Jones e Chael Sonnen, mas mostrou que era superior a todo mundo que estava lá dentro. Na final, derrotou Uriah Hall, o temido "Homem Ambulância", que havia mandado todos os seus adversários até então para o hospital. Depois, baixou dos médios (até 84kg) para os meio-médios (até 77kg) e estreou na nova categoria com um fácil triunfo por finalização sobre Brian Melancon.
O irlandês Conor McGregor, de 25 anos, aparece na terceira colocação. Após conquistar oito vitórias consecutivas, o peso-pena (até 66kg) foi contratado pelo UFC e impressionou os patrões com duas vitórias dominantes, sobre Marcus Brimage e Max Holloway. Virou queridinho do presidente Dana White e até já foi filmado circulando pelas ruas de Las Vegas de carona na Ferrari do "Big Boss". Tecnicamente, está bem acima da média, e costuma ir para cima sempre.
Rustam Khabilov
Rustam Khabilov é o quarto do ranking. O peso-leve russo de 27 anos é mais um destaque da nova geração russa, assim como Nurmagomedov, e venceu as três lutas que disputou no UFC. Virou o "Rei do suplê" ao aplicar o golpe diversas vezes com maestria. Em uma delas, chegou até a nocautear Vinc Pichel logo em sua estreia no evento. Khabilov mostrou que não está para brincadeira ao derrotar Jorge Masvidal, ex-desafiante ao cinturão do Strikeforce.
John Lineker
Na quinta posição, John Lineker é o brasileiro mais bem ranqueado. O paranaense de apenas 23 anos tem seus problemas para bater o peso - já ficou acima do limite três vezes -, mas inegavelmente é um atleta diferenciado na categoria dos moscas (até 57kg), principalmente por conta de seu poder de nocaute. Após perder na estreia, acumulou quatro vitórias, sendo as três últimas por nocaute técnico. Na mais recente, derrotou Phil Harris com inesperada facilidade.
Na segunda metade do top 10, aparecem os dois campeões do primeiro TUF Brasil: o peso-médio Cezar Mutante (em sétimo) e o peso-pena Rony Jason (em décimo). Ambos mostraram evolução depois da casa e são boas esperanças para o país. O meio-médio Brandon Thatch, que vem de duas vitórias arrasadoras, sendo a última sobre Paulo Thiago, é o sexto; a musa e competente peso-galo Jessica Eye é a oitava; e o campeão do TUF 15, Michael Chiesa, vem na nona posição.
Já a segunda metade do top 20 destaca outros três brasileiros: Antônio Braga Neto, fera do jiu-jítsu e que estreou com vitória no UFC, é o 13º; Lucas Mineiro, que evoluiu muito no MMA para o pouco tempo de carreira que tem e é uma ameaça aos tops da categoria dos galos (até 61kg), é o 15º; e o excelente boxeador Kevin Souza, que se evoluir no chão promete dar muito trabalho na divisão dos penas, é o 18º.
Cezar Mutante e Rony Jason com seus troféus do TUF Brasil (Foto: Marcelo Russio) |
A seguir, veja o top 20 das promessas do UFC elaborado pelo Combate.com:
1- Khabib Nurmagomedov (peso-leve)
2- Kelvin Gastelum (peso-meio-médio)
3- Conor McGregor (peso-pena)
4- Rustam Khabilov (peso-leve)
5- John Lineker (peso-mosca)
6- Brandon Thatch (peso-meio-médio)
7- Cezar Mutante (peso-médio)
8- Jessica Eye (peso-galo)
9- Michael Chiesa (peso-leve)
10- Rony Jason (peso-pena)
11- Ali Bagautinov (peso-mosca)
12- Al Iaquinta (peso-leve)
13- Antônio Braga Neto (peso-médio)
14- Myles Jury (peso-leve)
15- Lucas Mineiro (peso-galo)
16- Luke Barnatt (peso-médio)
17- Adlan Amagov (peso-meio-médio)
18- Kevin Souza (peso-pena)
19- James Krause (peso-leve)
20- Andre Fili (peso-pena)
0 comentários: