Niteroiense usa jiu-jítsu apurado para derrotar americano no card preliminar do evento de aniversário de 20 anos do Ultimate, em Las Vegas
Vinte anos depois de Royce Gracie conquistar o título do primeiro torneio do Ultimate Fighting Championship, outro brasileiro fez bonito no evento de aniversário da companhia. O niteroiense Thales Leites dominou Ed Herman usando a mesma arma de Royce, o jiu-jítsu, e venceu o americano por decisão unânime (triplo 30-27) no card preliminar do UFC 167, neste sábado, em Las Vegas. Apesar de não ter conseguido a finalização, o lutador da equipe Nova União ameaçou o mata-leão e o kata-gatame e não deu brechas para surpresas de seu adversário.Os dois lutadores espantaram ao começar o combate suingando aberto. Thales Leites acertou um upper e Herman caiu. Ainda consciente, o americano tentou dar pedaladas para manter o brasileiro longe, mas Leites mergulhou com um direto de direita e rapidamente entrou na meia-guarda. Ele passou à posição de 100kg e trabalhava para encontrar sua posição forte, o kata-gatame. Herman, porém, girou muito bem e conseguiu se recolocar em pé. Leites o manteve clinchado contra a grade até dar uma rasteira e levar o combate de volta ao chão. Desta vez, quando Herman girou, o niteroiense pegou suas costas. Ele encaixou os ganchos rapidamente e trabalhou para tentar travar o braço direito do adversário, o que abriria caminho para o mata-leão.Thales golpeou bem até Herman se recolocar em pé nos segundos finais do round.
Ed Herman iniciou o segundo período tentando recuperar o prejuízo na luta em pé e balançou Thales Leites com um gancho de esquerda. O niteroiense tratou de clinchar para se recuperar e buscar novamente a luta agarrada. Herman mostrou boa base e defendeu um ochi-gari. Quando o americano golpeava em cotoveladas curtas, porém, Leites enfim conseguiu a rasteira e caiu por cima. Ele soltou sua perna direita, passou à montada e, quando Ed Herman girou, pegou suas costas. O brasileiro manteve o domínio no chão mesmo com os giros do americano, mas não encontrava o espaço para encaixar a finalização.
No terceiro round, Thales não encontrou a mesma facilidade para clinchar e derrubar, mas absorveu melhor os golpes do americano e também desferiu bons jabs e diretos. Herman conectou um bom direto de esquerda ao se desvencilhar na grade, mas Leites absorveu e voltou ao clinche. O americano se agarrou à grade quando o brasileiro tentou derrubá-lo e a árbitra Kim WInslow o advertiu. Quando ele soltou a tela, foi levado ao chão por Leites. O brasileiro trabalhou no chão até pegar as costas. Herman se defendeu bem o suficiente para impedir a finalização, mas Thales terminou a luta montado e garantiu o triunfo por pontos.
- Treinei bastante duro, sabia que tinha condições de ganhar, mas me cobro muito, porque fui dominante na luta toda, mas queria ter finalizado e colocado ele em situações piores. Faltou alguns detalhes no momento, ele se defendeu bem, e principalmente porque o juiz manda ficar de pé, por isso continuei me movimentando para não ser levantado - disse Thales Leites ao Combate, decepcionado por não ter conseguido a finalização.
É a quinta vitória seguida de Thales Leites - a segunda desde que retornou ao UFC, em agosto - e ele agora tem 22 vitórias na carreira, contra quatro derrotas. Já Ed Herman sofre sua segunda derrota nas últimas quatro lutas e passa a ter um cartel de 21 vitórias, 10 derrotas e um "No Contest" (luta sem resultado).
0 comentários: