Pouco menos de seis meses após surpreendente primeira luta, Anderson Silva volta mais focado em recuperar o cinturão perdido para o americano
Quase seis meses se passaram desde que Chris Weidman chocou o mundo ao derrubar Anderson Silva com um gancho de esquerda, acabando com o reinado de 2.457 dias do brasileiro na divisão dos pesos-médios do Ultimate. Neste sábado, os dois se reencontram no octógono montado novamente no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, para acabar com qualquer dúvida que restou de seu primeiro combate. O UFC 168 promete ser um momento definitivo na carreira dos dois atletas, e também do próprio UFC, como fica claro pelas palavras do presidente da companhia, Dana White.– Ontem (quinta-feira) à noite, eu literalmente não consegui dormir de tão empolgado que estou com esta luta. Não estou mentindo. Há meses que temos grandes lutas, mas sempre estava na expectativa por esta – afirmou White em entrevista ao Combate.com nesta sexta.
O UFC 168 será realizado na noite deste sábado, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA). O canal Combate transmite o evento ao vivo a partir das 21h30m (de Brasília), e o ufconlinegratis.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. O site ainda transmite ao vivo a primeira luta do card, entre os pesos-penas (até 66kg) Robbie Peralta e Estevan Payan. A TV Globo transmite os principais duelos do evento, por força contratual, com atraso de 30 minutos.
A primeira luta, em junho, deixou mais dúvidas do que certezas. Tido como um lutador "perfeito" e "imbatível", Anderson Silva deu declarações enigmáticas por toda a semana do combate, falando sobre o peso que sentia como campeão do UFC, o que culminou numa apresentação bizarra em que extrapolou seu famoso estilo provocador, a ponto de fingir estar balançado por um golpe para atrair o adversário. Foi justamente este o momento que Chris Weidman, conhecido por seu excelente jogo de chão, aproveitou para desferir um poderoso gancho de esquerda, que conectou "no botão" do queixo e levou o Spider a nocaute pela primeira vez em 16 anos de carreira.
Imediatamente, surgiram acusações de fãs de que Anderson teria "entregado" a luta – hipótese ridicularizada por Dana White, já que os replays mostravam claramente que o brasileiro foi acertado em cheio e não encenou a queda. Outros preferiram acreditar que o campeão passou do limite da brincadeira, porque venceria o americano se lutasse com seriedade. Chris Weidman era o único que estava preparado para todos os questionamentos. Antes mesmo de enfrentar Anderson, ele já havia dito a White e a Lorenzo Fertitta, coproprietário do UFC, que derrotaria o Spider e que lhe daria uma revanche imediata, pois sabia que ninguém acreditaria em seus méritos.
A organização aproveitou toda a polêmica para promover a revanche. O slogan do torneio: "Para não deixar dúvida". Anderson Silva está fazendo a sua parte: por toda a semana, se mostrou focado no combate. Na encarada pós-pesagem, em vez de encostar o rosto no do adversário ou dar uma "ombrada" como fez em outras oportunidades, ergueu os punhos, sinalizando que sua guarda estava levantada para o adversário. Ele parece confiante que vai retomar o cinturão e toda a pressão que vem com ele.
– Sou lutador do UFC, e pressão sempre vai ter, de qualquer forma. Realmente tirei um peso das minhas costas sem o cinturão, mas isso tudo vai voltar nos próximos dias. Estou preparado desta vez – disse o lutador brasileiro na coletiva de imprensa de quinta-feira.
Chris Weidman, por sua vez, se mantém sério e concentrado em provar que sua vitória na primeira luta não foi mero "golpe de sorte". O americano não se mostrou incomodado com a mudança de comportamento de Anderson Silva nesta semana e está confiante de que vai "solidificar" sua posição como campeão dos pesos-médios do UFC.
– Espero o melhor Anderson Silva que já vimos. Tenho certeza de que ele estará mais motivado. Tendo sido nocauteado, ele não vai querer perder essa luta. Estou esperando o melhor Anderson Silva que há, e será uma luta incrível. Essa certamente é uma luta em que quero me solidificar como campeão. É o Anderson Silva, ninguém conseguia imaginá-lo perdendo, muito menos perdendo duas vezes, ninguém consegue nem imaginar essa ideia. Então, entendo que eu seja a zebra, tudo bem – declarou Weidman.
Rivalidade feminina marca evento
Pessoas de múltiplas nacionalidades estarão na plateia neste sábado, mas o público brasileiro promete ser maioria na MGM Grand Garden Arena. Esses torcedores terão outros quatro compatriotas para apoiar antes da luta de Anderson Silva. Logo no segundo combate do evento, William Patolino enfrenta Bobby Voelker pelos pesos-meio-médios. Também no card preliminar, Gleison Tibau tem pela frente o peso-leve americano Michael Johnson. O card principal começa com duas lutas que incluem brasileiros: Diego Brandão contra Dustin Poirier, em peso-casado após Brandão ficar acima do limite de 66kg do peso-pena, e Fabrício "Morango" Camões contra Jim Miller, pelos pesos-leves. De todos eles, apenas Tibau é apontado como favorito nas casas de apostas de Las Vegas.
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan
0 comentários: